domingo, 16 de fevereiro de 2014

Bolo reciclado


Durante muitos anos, passei minhas férias de verão na casa de praia do vovô e da vovó no Guarujá. Meu avô é a saúde em pessoa: corre, nada, come frutas e verduras todos os dias e ensinou seus netinhos (que agora são todos adultos) a importância da boa nutrição. Ele fazia uns sucos deliciosos pra gente (que eu detestava na época, hehe), de laranja com cenoura, beterraba com maçã e assim ia...

Passei anos pensando flertando com a ideia de comprar uma centrífuga. E outro dia, após alguns copos de vinho e ouvindo uma mulher de 40 anos com cara de 20 falar sobre as maravilhas dos sucos, peguei meu celular e comprei, ali mesmo no bar (ai, a tecnologia...). 
Agora a dieta aqui em casa inclui vários sucos com cenoura, maçã, laranja, aipo, gengibre.. e o que tiver na geladeira.

Tá. E o que o bolo tem a ver com isso? 
Quem já fez suco nessas centrífugas sabe o tanto de resto de fruta e verdura que fica de "lixo". Poxa, mas não é lixo! É polpa! Doía meu coração jogar os restos fora, então resolvi fazer bolos com eles.

Aqui vai o de hoje - que ficou uma delícia, modéstia à parte.


Ingredientes:

(resto de)
- 3 laranjas descascadas
- 2 maçãs descascadas e sem sementes
- 3 cenouras descascadas

mais:
- 3 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo integral
- 1,5 xícara de aveia
- 1 colher de chá de bicarbonato 
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- 2 xícaras de açúcar mascavo
- 2,5 xícaras de leite ou iogurte natural
- 3/4 xícara de óleo de coco (pode usar manteiga ou óleo se não tiver)
- 2 colheres de sopa de uva passa

Bata tudo e leve ao forno médio em forma untada (se for de silicone, não precisa - e é bem mais fácil de desenformar!) por mais ou menos 30 min. 

Saudável, sustentável e gostoso!

17 bolinhos
Calorias por bolinho: 263

Recipe in English here

4 comentários:

  1. Hummm Pipitinha! Deve ter ficado uma delícia! Eu tbm costumava usar a polpa que sobrava na centrífuga, especialmente a de cenoura, que sobra muito. Usava em bolos ou sopas.
    Parabéns! Adoro ler o que vc escreve, as receitas são ótimas (algumas eu até reconheço), mas, acima de tudo, gosto do jeito que vc escreve. Te amo, minha Pipita quelida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também te amo, mamãe quelida <3

      Excluir
    2. Faltou dizer que aprendi com você a não desperdiçar! :* e reciclar... te amo!

      Excluir
  2. Oi Amanda, eu mandei para você uma receita parecida com esta, com tantas frutas deve ficar delicioso.
    Beijos da tia Nena.

    ResponderExcluir