domingo, 9 de janeiro de 2011

Bacalhau com Batatas e Pimentões


Esse bacalhau é um dos meus pratos favoritos da vida toda. Todo ano minha mãe e/ou avó fazem essa maravilha no Natal e/ou Ano Novo. E esse ano eu fiz aqui para minha família londrina, no nosso almoço natalino. E não vou ser humilde - ficou bom para k7.
E, pra variar, é facílimo de fazer :)

Ingredientes:

- 500g de bacalhau salgado e seco
- 1kg de batatas descacadas e cortadas em rodelas
- 1 pimentão vermelho cortado em tirinhas
- 1 pimentão amarelo cortado em tirinhas
- 2 cebolas médias cortadas em rodelas
- 1 xícara de azeitonas sem caroço


Modo de preparo:

Desalgue o bacalhau, colocando-o em uma vasilha com água fria, de um dia para o outro, trocando a água duas ou três vezes, até que esteja no ponto de sal que você gostar (sim, você vai ter que dar uma provadinha no bacalhau. Pode parar de frescura!)
Reserve a última água do bacalhau em um panela e pré-cozinhe as batatas nela (deixe ferver por alguns minutos, até que a batata esteja levemente cozida.)
Coloque azeite no fundo de um pirex ou forma que possa ir ao forno e vá colocando os outros ingredientes em camadas, jogando sempre um pouco de azeite entre elas: primeiro as batatas, depois um pouco da cebola e pimentões, o resto das batatas, o bacalhau, o resto da cebola e pimentões e as azeitonas, para finalizar. Jogue mais azeite por cima, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por mais ou menos uma hora e meia (depende do forno), até que esteja tudo bem cozido.

Sirva com arroz branco.
Tire foto e mande para mim.
Comente no blog, que eu fico mega feliz e orgulhosa.